AGOSTO 2010

cafésolo

terça-feira, 3 de novembro de 2009

RETRATOS ANTIGOS



Na cómoda mais antiga, do quarto dos
fundos na casa da avó, sustinham-se
retratos de certas existências antigas.
O avô, com seus óculos extra graduados,
era uma das minhas imagens de culto,
exibia uma pose pacata, transmitia-me
a quietude, que nunca cheguei a entender.

Gostava de contemplar por alguns minutos
o nu preto e branco daquelas fotografias,
exibiam-se em acertados contrastes de luz,
centrados em pormenores de existências idas,
despojadas de vida. Havia depois outras fotos,
"modernas" onde se tornavam patentes os primeiros
passos dados, pequenas pigmentações de rebuliço

e cor nos retratos. A avó com uns curiosos óculos
verdes «fotogray», mais um neto ao colo, os primos
de Vila Real mais o tio [com um inédito bigode],
perfeitamente perfilados nas escadas defronte e,
meus irmãos apanhados em repentinas poses.
Curiosamente, não me recordo ver nesses velhos
passepartout’s” com retratos antigos. Talvez por
não prestar à data, a verdadeira atenção à minha

própria existência

quem sabe
seja ainda tenra
esta minha memória ------------existencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário