AGOSTO 2010

cafésolo

quinta-feira, 17 de junho de 2010

meia palavra amiga



Trago uma dor entranha
que me castiga a partir das costas,
desde o sofá até à banca.
Parece que esta lâmina me rasga
precisa
num ágil corte
desd'a frágil cervical até à lombar.
E tudo parece é ter mesmo
que andar;
tal como o lixo caseiro
que caseiramente produzimos
mas precisamos expulsar rapidamente,
como se nunca o tivéssemos tido
ou sequer desejado
desde o início.
Sei que preciso trocar de posição,
mas aquilo que consigo ter como certo
é que é essa mesma posição
que me vai acertando
afiada
numa espécie de alerta
duma meia palavra “amiga”.
Em vez disso
permito-me acertar
olhos-nos-olhos
com uma certa conivência dum:
poder morrer devagar.
(Só os outros, os tolos,
é que acreditam
e vêem o amor nos pássaros
que lhes cantam a cada manhã,
em cada centelha certeira,
harmonizada com as tolas frinchas
_______ [da minha persiana.)

8 comentários:

  1. Gostei da parte "parece que esta lâmina me rasga"
    As tuas palavras trazem sempre vida nelas...

    Mafalda

    ResponderEliminar
  2. Beijo Mafalda,
    Obrigado pela visita e comentário.

    ResponderEliminar
  3. Este teu poema deu-me dores nas minhas costas.
    Desde a cervical até à lombar...!
    Desde que por vezes me arrasto da cama para o cadeirão por não poder estar deitada e não querer ainda recorrer aos barbitúrcios, fica a nota que realmente tem vida o poema!!!

    ResponderEliminar
  4. essa dor não é entranha...é no minimo estranha

    adoro ver-te expressar em palavras..mesmo!

    ResponderEliminar
  5. Todos, de vez em quando, vestimos a pele de tolos e acreditamos ouvir cantar pássaros na alma. Ainda bem que assim é, pois a realidade só por si pesa demais.
    Já dizia o Pessoa: "Sem a loucura que é o homem
    Mais que a besta sadia,
    Cadáver adiado que procria?" (D. Sebastião)

    ResponderEliminar
  6. É bem verdade deep! Todos nós temos algo mais do que uma mera "mecanização social".

    Há que deitar cá para fora a diferença que em nós reside!

    Cumps.

    ResponderEliminar